MIME-Version: 1.0 Content-Location: file:///C:/22C34913/definicoes.htm Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Content-Type: text/html; charset="us-ascii" Definições

 

www.ADAPCDE.org

Pági= na Actualizada em 16/3/2011

 

 

Definiç&oti= lde;es de feiras e mercados

Entende-se por Mercado Municipal (“Praça”) a estrutura de ve= nda a retalho de produtos alimentares, com acentuada predominância de produtos frescos, organizando-se em postos de venda independentes. Existe u= ma entidade gestora que decide sobre a localização dos vendedore= s e lojistas e que assegura os convenientes serviços de apoio.

Entende-se por Mercado ou Feira Tradicion= al o local, geralmente ao ar livre, destinado à realização = de transacções comerciais, entre compradores e vendedores, que ocorrem com uma periodicidade e data pré-estabelecidas. Fonte DGCC Caderno nº13 de 2001, página 73.

http://www.dgcc.pt/anexos/caderno%20mercados%20municipais%201= 3%20(803%20KB).pdf

 =

Tipos de feiras <= /span>

As feiras mais frequentes são as tradicionais, em que a principal actividade exercida é o comércio, nelas vende-se ro= upa, calçado, bijutarias, ferramentas, alimentos incluído frutas, = ... mas nestas também se exerce outro tipo de actividade os serviç= ;os, a principal é a restauração e bebidas pois há s= empre no espaço algum serviço de restauração, que é indispensável em menor ou maior grau. Realça-se que quantas mais actividades de restauração e entretimento houver= em mais visitantes haverão e permanecerão no recinto por mais te= mpo.

Nenhum tipo de feira é geralmente exclusivo das actividades primárias, agricultura, indústria, comércio e serviços, mesmo de dada área de actividade, só h&aacut= e; normalmente uma predominância dessa actividade, mesmo que a feira seja especializada em cavalos, haverá prestadores de serviços ou comercio de algum tipo.

As feiras de diversões conhecidas por feiras populares acont= ecem uma vez por ano geralmente na época festiva da localidade, e por si só não se desenvolveriam tão bem sem haver servi&ccedi= l;os de restauração e outros. Quanto mais actividades e variedades houver no recinto ou nas proximidades mais público haverá. 

Nos últimos anos há cada vez mais feiras especializad= as que são dedicadas a cada sector de actividade, por exemplo feira do calçado, do Gado, …, em que se promove a venda de produtos/serviços, geralmente são do tipo expositivo.

 

 =